quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O Medo da Rejeição -

Todos querem ser diferentes.
Depois que a fama virou moda, ninguém mais quer ser um rosto anônimo em meio à multidão.
E os reality shows e as redes sociais suprem em parte esse "Complexo de Deuses" que se instalou na mente das pessoas da época contemporânea.
Mas ser diferente não basta, tem que ser diferente na medida!
Nem tão pouco que não tenha graça, e tenha poucos fãs, e nem tanto que meta medo, e tenha poucos fãs.
É o velho instinto de manada dando as caras aí.
Todos carregamos um desejo incontrolável de pertencimento. Precisamos fazer parte de algum aglomerado com características comuns.
É uma necessidade tão grande de fazer parte de uma tribo, que eu posso dizer que o medo de ser rejeitado, de não estar incluído, é o motor que move o mundo.
Você pode dizer que é o dinheiro, o poder, a busca pela felicidade. Tudo isso é verdade... mas a felicidade está na razão inversa da rejeição para a grande maioria dos seres humanos.
Por isso, tudo faz-se para sentir-se incluído: Mata-se, rouba-se, droga-se, engana-se, trai-se.
A rejeição é algo tão intrínseco ao modo de ser da atualidade que não há quem não a tenha experimentado, pois ela se mostra através dos mais variados tipos de preconceitos. E os preconceitos estão presentes em todos os relacionamentos onde haja pouco ou nenhum amor.
Parece ridículo que, num mundo onde nenhum país é autossuficiente e a menor das crises num continente distante afete até o conserto do seu computador, as pessoas sintam tanto prazer em se rejeitarem umas às outras. Gerando inúmeras patologias da alma e distúrbios de personalidade em todos os envolvidos no processo.
Mas calma! Tem campanhas pedindo pra sermos mais tolerantes... só que ninguém diz COMO!!!!
Mas alguém já nos disse... há milênios Sócrates sabia que o conhecer-se a si mesmo era a chave para ser o mais feliz que se pode ser sobre a face desta Terra.
O mundo do futuro será das pessoas cooperativas e não das pessoas competitivas, afinal...
A vida é como uma corrida em que você só ganha se todos ganharem.
Pense nisso!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário